...

·Com Saúde no Carnaval 2002

Por Paula Oliveira

Pensando no seu bem-estar dos foliões desse carnaval, elaboramos algumas dicas para que você e sua família brinquem a festa com muita saúde. Consultamos especialistas, que falam com exclusividade quais os principais cuidados que você deve ter durante as festas. Não descuide, siga as nossas dicas e divirta-se.

DICA 1
Som dos trios
"O som dos trios, ou qualquer som alto, pode provocar alguma lesão no ouvido. Com relação a essa lesão especificamente, existe um tipo de perda (chamada sensório-neural), que pode ser irreversível. O folião deve ter dois cuidados fundamentais: evitar a proximidade da fonte sonora, ou seja, ficar longe dos trios elétricos e fazer uso da proteção individual, usando plugs (protetores auriculares), para aqueles que desejam ficar perto dos trios ou ainda tapar os ouvidos com as mãos ou dedos no momento de proximidade dos trios". Jéferson D'Ávila, otorrinolaringologista.

DICA 2
Banho de espuma
"O contato dos olhos com a espuma pode provocar alguma alteração ocular. O grande problema do banho de espuma é que pode ocorrer uma lesão química nos olhos, provocando uma conjuntivite química ou ter uma infecção associada, dando uma conjuntivite (bacteriana ou viral). Quem usa lente de contato deve ter um cuidado maior, pois está mais pré-disposto a ter conjuntivite. O cuidado deve se estender também quanto à limpeza da lente". Cristiano Mendonça, oftalmologista.


DICA 3
Pés e pernas
"Durante a folia os pés e pernas são muito exigidos. Por isso, recomendamos que o folião proteja bem os pés, usando calçado fechado, baixo, leve, resistente e confortável, preferencialmente, que tenha uma palmilha antiimpacto para evitar lesões. No dia seguinte, após a folia, para recompor as energias, recomendamos que o folião faça imersão dos seus pés em água morna e em seguida proceda a uma boa massagem nos pés e panturrilhas, usando produtos hidratantes e relaxantes". Paulo Silva, empresário (Dr. Scholl)

DICA 4
Alimentação
"A alimentação ideal tem que ser leve, balanceada, à base de saladas (de frutas e de folhas frescas) e com baixo teor de gordura. Comida com pouca gordura é o ideal para quem está gastando bastante caloria. Quem exagerar pode acabar se sentindo mal, pois a digestão não funciona da mesma forma". Sônia Carvalho, empresária (SS LIGHT).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.....Principal | Notícias | Onde Foliar | Mural |Dicas | Onde Ficar | Fale Conosco